Nós somos a Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), a primeira instituição civil negra do Brasil em funcionamento contínuo. Fundada em 1832 por Manoel Victor Serra e outros homens negros livres, nascemos do espírito de resistência que ecoou nas Revoltas dos Búzios (1798) e dos Malês (1835), unindo organização, solidariedade e luta pela liberdade do nosso povo.
Desde a origem, tivemos como missão garantir a liberdade de pessoas escravizadas, comprando cartas de alforria e oferecendo condições para autonomia social e econômica. Criamos redes de apoio, mecanismos de crédito e ações coletivas que anteciparam práticas de instituições financeiras, sempre com o objetivo de promover a emancipação e a dignidade do povo preto.
Ao longo de quase dois séculos de atuação ininterrupta, reunimos pensadores e intelectuais como Manuel Raimundo Querino, fortalecemos comunidades, apoiamos projetos sociais e mantivemos vivo o legado de resistência e organização do nosso povo.
Hoje, seguimos comprometidos em promover equidade, reparação racial e representatividade, atuando ao lado de quilombolas, periferias e coletivos que trabalham pelo empoderamento negro. Nossa visão é ser referência em estratégias sociopolíticas que garantam o acesso da população preta às diversas esferas de poder. E nossos valores estão no compromisso antirracista, na defesa dos direitos humanos, no respeito às diversidades e na ética com que honramos a nossa história.
Há 193 anos, afirmamos com orgulho: somos a SPD, a voz da resistência negra que transforma o passado em força para o presente e semeamos o futuro.